Conheça
A termoformagem é um dos processos de transformação utilizados na indústria do plástico na atualidade. Diante de sua versatilidade e baixo custo, o vacuum forming ou termoformagem à vácuo é uma tendência nesse tipo de indústria. Esse processo é muito utilizado na produção de grandes ou pequenas quantidades, mas que exijam precisão, resistência, beleza e opções de design. Qualquer material termoplástico pode passar pelo processo. Por exemplo: PETG, PET, PSAI, ABS e Polietileno.
O processo de termoformagem consiste basicamente em:
1 – O material é extrudado, ou seja, pré-aquecido até obter a forma plana;
2 – A placa é aquecida e fixada sobre o molde até que tome a forma desejada. O tempo de exposição e temperatura são programados de acordo com a espessura da placa e o tipo de material utilizado;
3 – Quando molde entra em contato com a placa há o uso de ar comprimido, vácuo ou algum componente mecânico, para deixar a placa no formato do molde;
4 – O resfriamento pode ocorrer por ventilação forçada ou por contato com água. Essa fase é importante para a estabilidade do produto. A placa deve ser resfriada até que o material possa ser removido do molde, sem causar qualquer distorção;
5 – O acabamento é feito para garantir a remoção dos excessos do material de onde a placa foi fixada.
Um dos componentes mais importantes dessa máquina é o forno. Ele tem a função de aquecer a chapa para que forme uma lâmina plástica do qual será obtido o produto. Existem, basicamente, três tipos de aquecimentos nos fornos: resistências de quartzo, resistências elétricas de cerâmica e resistências de cartucho. Sendo as resistências de cerâmica mais presentes, pela sua facilidade de fabricação no Brasil.
O processo é utilizado na área de embalagens para fabricação de bandejas, gavetas, cosméticos, formas de bolo, entre outros. Também tem aplicações na área de medicina com a fabricação de máscaras de radioterapia, máscaras de pressão, próteses e brackets dentários. As peças podem tomar diversas cores e texturas, quando na extrusão das chapas e dependendo da confecção do molde e também da necessidade de aplicação do cliente.
Devido a sua fácil manipulação, o processo de termoformagem é bastante aceito por engenheiros, arquitetos e designers. Agregado a isso tem-se o fato dos produtos terem um ciclo de vida pequeno, impulsionando a atividade da indústria desse setor. O processo de termoformagem pode sofrer variações em relação às necessidades do cliente, entre essas variações estão: modelagem à vácuo (empresas de linha branca, implementação agrícola, bebedouros, automotivo), modelagem a pressão, modelagem com duas placas, modelagem com plug ou contramolde auxiliar, modelagem com contramolde e vácuo e modelagem com alongamento da placa.
A fabricação de peças a partir do processo de termoformagem ganhou mercado diante de sua facilidade e economia. A simplicidade da fabricação e o preço do material torna o produto final mais competitivo no mercado e cada vez mais está presente no dia a dia das pessoas. A termoformagem é um processo viável para grandes e pequenas produções e para diversos setores do comércio de polímeros.
Conheça mais sobre termoformagem e sobre nossa linha de produtos clicando aqui
Gostou? compartilhe!