O setor agrícola é uma das áreas do mercado que mais crescem no Brasil.
Durante a crise de 2015, este âmbito do mundo dos negócios foi considerado o responsável por manter a economia em movimento com cotações altas no mercado de ações.
Investir nesta área requer um pouco de conhecimento sobre o assunto e saber quais as tecnologias que estão em alta é fundamental para garantir que o negócio seja bem sucedido.
Atualmente existem várias tecnologias que são importantes para a implementação agrícola.
Com o grande crescimento do setor agrícola, os empreendedores começaram a utilizar tecnologias que facilitem a produção, gerando mais lucro e com peças de maior durabilidade.
Neste segmento é necessário que as peças internas e as externas para tratores, cabines, como revestimentos internos, para-lamas e painéis e outros complementos sejam mais resistentes.
E um dos processos mais utilizados na indústria agrícola é a Termoformagem a Vácuo, conhecida também como Vacuum Forming.
Esta tecnologia oferece grandes benefícios, uma vez que é versátil e com um excelente custo benefício.
O processo utilizado deve-se ao aquecimento controlado do material termoplástico em uma temperatura que se adeque ao molde utilizado.
Este procedimento tem várias formas de uso na indústria do plástico, como na fabricação de peças, em embalagens invólucros, determinando a empresa uma economia fundamental, principalmente quando se compara com as tecnologias como a injeção plástica.
O custo benefício do Vacuum Forming
Todo processo de Termoformagem a Vácuo esta relacionada à precisão técnica e ao custo acessível, sendo importante para as produções imediatas em pequena escala principalmente se comparada com outros processos de criação.
O mecanismo utilizado para que o plástico seja delineado de acordo com a necessidade do cliente, é o uso de indução do calor.
O processo não é demorado, é prático e com baixo custo, podendo-se utilizar vários tipos de plásticos, fazendo com que ele fique maleável e flexível para ser moldado em vários formatos.
Quando o material já esta flexível, o plástico pode ser puxado para um molde utilizando um sistema a vácuo, tomando uma nova forma.
Em quais âmbitos industriais podem ser usados à tecnologia de Termoformagem a Vácuo ou Vacuum Forming?
A tecnologia Vacuum Forming é inovadora e é utilizada para fabricação de vários tipos de produtos em plástico, evidentemente que a variação do produto depende do equipamento que você deseja produzir e utilizar.
Na implementação agrícola é utilizada em larga escala para a produção de cabines de tratores, para-choques, peças de arado, capas de proteção de correntes, entre outros.
Como a produção agrícola é em larga escala e tem produção em série é fundamental que o material utilizado seja resistente e se precisar trocar diversas vezes devido ao uso excessivo, é importante que as peças sejam boas e que tenham um baixo custo.
A informática também se beneficia da tecnologia Vacuum Forming para produzir capas para teclados e periféricos.
A indústria eletrônica tem um ramo de materiais em plástico muito amplo, entre eles bandejas anti-estáticas para componentes, caixas, capas e produção de dispositivos, afinal, a eletrônica esta ligada diretamente a eletricidade e o material não condutor mais utilizado é o plástico.
Empresas de Design são grandes empreendedoras neste tipo de tecnologia, para a produção de protótipos para pré-produção, cinema, multimídia, criação de fantasias, peças de decoração entre outros objetos.
No ramo hospitalar o Vacuum Forming é uma tecnologia revolucionaria, são produzidos máscaras de radioterapia, máscaras de pressão para vítimas de queimaduras, próteses para pessoas que sofreram acidentes.
Embalagens industriais utilizam a Vacuum Forming para a produção de bandejas, cosméticos, blisters e embalagens. O ramo alimentício não sobrevive sem esse material necessário para embalar, moldar e servir como suporte para alimentos.
Quais materiais podem ser utilizados com a tecnologia Vacuum Forming?
Existem diversos materiais no mercado que podem ser utilizados, mas o plástico mais usado na indústria atualmente é o Poliestireno de alto impacto e os moldes para amostragem podem ser feitos com um material muito acessível, a madeira.
Porém, o plástico ABS também conhecido como Acrilonitrila Butadieno Estireno, é à base de todos os plásticos que utilizamos hoje em dia.
Este material está presente no teclado que você esta utilizando, no mouse, no computador, no celular, no seu carro e até mesmo na sua prótese dentária.
Conhecido também por ser produto de custo benefício altíssimo, demasiadamente resistente e ao mesmo tempo é leve e flexível.
O plástico ABS é um material inflamável, mas apesar de ser destrutível é um dos plásticos que possuem a maior resistência em altas temperaturas comparadas aos outros plásticos.
Se você tem interesse em investir na tecnologia Vacuum Forming, utilizar o plástico ABS é uma excelente aposta. Ele é a garantia que as peças produzidas serão mais resistentes e terão uma durabilidade superior, fazendo com que você fidelize clientes e seja renomado no mercado.
Confira mais imagem:
Gostou? compartilhe!