O Vacuum forming é um processo de transformação que utiliza calor e vácuo para a manipulação de materiais plásticos. É um processo relativamente novo no Brasil, mas que já é amplamente utilizado nos EUA em indústrias que utilizam peças plásticas.
É possível realizar a conformação do material de acordo com as dimensões de cada produto, a exemplo de bandejas plásticas que precisam sustentar uma certa quantidade de itens de forma segura ou Capas para inaladores hospitalares, que precisam ter um formato que proteja todo equipamento que fica alojado dentro dos inaladores.
O processo tem se tornado extremamente popular, pois é um processo relativamente rápido, que permite a moldagem de peças em formatos diversos. Além disso, é um processo de baixo custo, que não exige grandes investimentos para a sua realização.
Vantagens do uso da termoformagem a vácuo em hospitais
Para o segmento hospitalar, o vacuum forming foi um grande advento. Antes dessa tecnologia existir, os materiais presentes em hospitais eram feitos a partir da manipulação de metais. Estes por sua vez, apesar de maleáveis, exigiam instalações industriais complexas e só eram vantajosos para produções em grande escala. Além do mais, materiais metálicos, por serem mais pesados, causavam certo desconforto aos seus usuários.
Com a tecnologia de manipulação de peças em plástico, foi possível adquirir um produto mais leve e viável em pequena escala, em comparação com outros processos de fabricação. Hoje, são feitas máscaras de radioterapia, próteses, inaladores, gavetas para segmento odontológico, entre outros produtos, todos derivados da termoformagem a vácuo de resinas plásticas.
Baixo custo de produção
O vacuum forming é um processo adaptável à produções em pequena, média ou grande escala. Ele mistura qualidade e eficiência, fabricando produtos de maneira rápida, com alta precisão técnica e baixo custo.
Em áreas hospitalares isso é muito necessário, visto que, a maioria dos produtos que necessitavam de esterilização antes e depois do uso, foram substituídos por produtos de plástico, que devido ao baixo custo, podem ser descartados após utilização. Essa percepção diminuiu o risco de infecções e contaminação de pacientes, mantendo o ambiente hospitalar mais limpo e higiênico.
A termoformagem a vácuo é vantajosa porque é prática, barata e acessível para todos os tipos de negócios, adaptando-se quanto à forma e estrutura de acordo com o projeto. Além disso, é um processo rápido, com acabamento mais homogêneo e cores mais bonitas e vibrantes, o que proporciona um melhoramento no visual dos equipamentos.
Artemplast: Produção de itens para hospitais e outros segmentos
A Artemplast é uma empresa 100% brasileira, atuante no mercado de vacuum forming desde 2005. Nossos produtos são ofertados a um preço baixo e qualidade diferencial de outros processos que fazem manipulação de plástico.
A fabricação dos produtos é feita de forma personalizada, procurando atender as especificações de cada cliente. Atendemos vários segmentos da indústria e do comércio, inclusive hospitais, postos de saúde, clínicas e afins. Abaixo estão alguns exemplos de itens que podem ser produzidos no segmento hospitalar com o vacuum forming.
Confira mais imagem:
Gostou? compartilhe!